• Se você precisa insistir demais,  talvez não valha a pena
  • Se você precisa insistir demais,


    talvez não valha a pena


    Tenho uma teoria boba, mas que costuma funcionar na hora de decidir se levarei ou não uma possibilidade de relacionamento à frente. Me pergunto quão disponível aquela pessoa tem estado pra mim. E quando eu falo disponibilidade, eu não falo apenas de tempo – até porque sei muito bem o que é ter uma agenda apertada e horários que não batem. Observo como são as interações, os convites, a vontade de estar junto e integrar o outro aos programas e por aí vai. E nunca falha: se eu preciso insistir demais, é sinal de que o negócio não vale a pena.

    A lição número um de todo e qualquer relacionamento deveria ser a reciprocidade. Se só um dos dois faz os convites, puxa assunto, declina de compromissos para encaixar o outro na agenda, tenta inserir a pessoa nos seus planos – o que inclui seus amigos e compromissos sociais com eles -, é um forte indício de que só você tá tentando. O outro nunca pode, tá sempre ocupado, sempre demora décadas para responder e fica num, vai-e-vem eterno como se fosse normal sumir e desaparecer feito Mestre dos Magos.

    Antes que você ache que eu estou incentivando joguinhos e aquela coisa de duas pessoas ficarem num “passa ou repassa” da vida real, já adianto que não é o caso. Até há quem ache charmosa essa caça, mas o problema aqui é quando só uma pessoa se doa para tentar criar algo com a outra. É emocionalmente desonesto e pode não parecer prejudicial num primeiro momento, mas conforme o relacionamento vai avançando, quem se doa começa a se machucar por conta da negligência do outro.

    Acho tão fácil dizer que não tá a fim, ou então ser honestão e explicar que não consegue lidar com os sentimentos do outro no momento. Não dói deixar tudo em pratos limpos, porque aí cada um decide o que consegue colocar em jogo ou não. No escuro, fica muito difícil de adivinhar o que o outro quer, ou espera, ou tem feito, quando ele não move uma palha para fazer o bonde andar. E como na mecânica as coisas são mais exatas que nos sentimentos, aqui vai a dica: se você precisa forçar muito uma engrenagem para que o sistema funcione, significa que ele tá quebrado. Por vezes, o outro nem liga pra isso e só você tá sujando a mão de graxa pra consertar. 

    daniel


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "