• Você só começou a namorar,  não precisa sumir do mundo
  • Você só começou a namorar,


    não precisa sumir do mundo


    Reside em mim uma vontade enorme de exclamar um aviso sempre que um amigo ou amiga começa a namorar: cara, seja feliz, mas não esquece do mundo aqui fora. Parece existir em algumas pessoas uma versão 2.0 que funciona quando a pessoa está namorando. Tenho amigos que simplesmente desaparecem durante relacionamentos como se tivessem sido engolidos por um buraco negro. Precisa ser assim?

    Falo por mim: sempre fiz questão de misturar meu mundo afetivo com minha vida pessoal. Meus amigos vieram antes dos tais amores e sempre tiveram uma participação muito forte na minha vida para serem deixados de lado. Eu entendo que no começo de um relacionamento, a gente quer aproveitar o máximo a paixão, a euforia, a vontade de estar junto, mas isso não precisa ser excludente.

    Tenho um amigo do colegial que sumiu por quase dois anos enquanto namorava. apareceu depois do pé na bunda, e daí ele já nãosabia mais quem namorava quem, quem tinha ido estudar fora, quem tinha tido um filho, quem tava comemorando o mestrado, quem tinha perdido o emprego. Ele não convivia mais com a gente e foi horrível perceber que a gente já não se lembrava mais dele (e nem se importava muito, uma vez que foi ele quem decidiu sair das nossas vidas). 

    Parece que as pessoas se esquecem que existe espaço pra todo mundo e, mais importante que isso, existe espaço para que o namorado ou a namorada participem da relação de amizade que elas têm. Festas, chás de panelas, chás de bebê, casamentos e tudo mais. 

    E não isso: é extremamente importante que a gente conserve alguns particularidades individuais, afinal de contas, não formamos um casal para deixarmos de ser indivíduos. Formamos casais para sermos duas pessoas inteiras juntas compartilhando suas vidas. Se você não tem um tempo pra curtir com seus amigos e ela/ele não tem uma vida à parte, vocês praticamente tão cometendo o grande erro do isolamento, coisa que mais tarde pode vir a atrapalhar a relação de vocês. Se vocês fazem tudo juntos e nunca têm nenhuma novidade, como é que o relacionamento evolui? Não evolui, fica parado no mesmo lugar de velhas relações que não se renovam.

    Por conta disso é que pego bode com os amigos que não conseguem a fácil proeza de manter cada papel no seu lugar. Realmente acho que gente assim não entende nada sobre amizades e o valor das relações que não são essencialmente românticas. É gente que acha que amigo é pra ir pra balada, pra chorar em término, pra reclamar da vida. E que amigo é apoio emocional que pode ser descartado quando um novo amor chega. Nada disso. Amigos e amores são coisas diferentes que podem coexistir no mesmo espaço e tempo. Rezo pra que meus amigos – e os seus, caso você esteja passando por isso – entendam isso. Caso contrário, não são eles que podem sumir das relações de amizade. Nós também podemos decidir abandoná-los à deriva das escolhas deles.

    daniel


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "