Esforço. Coisa que poucas pessoas realmente fazem. Aproveitar o horário de trabalho para fazer uma surpresa, uma mensagem carinhosa durante o dia, lembrar-se de comprar um chocolate mesmo após um longo dia de trabalho, lavar a louça do jantar pela terceira vez consecutiva porque a semana do outro simplesmente está difícil. Oferecer. Amor, atenção, cuidado, entrega, reciprocidade. Se relacionar vai tão além da teoria que é até difícil pontuar tantas entrelinhas. Para quem desejar andar metodicamente sobre todas as linhas desista do amor. Parcerias não têm absolutamente nada a ver com limites.

Esteja disposto a deixar o ego de lado. Faça malabarismos, reorganize seu tempo, reveja seus horários, priorize o seu compromisso com o amor. Estar em uma relação exige, acima de tudo, dedicação. Economizar afeto, carinho e cuidado é receita certa para o fracasso da vida a dois. Clichê, óbvio, porém ainda tão esquecido é o fato de que sentimento é jardim. Requer manutenção diária, caso contrário a semente prefere ficar quietinha esperando condições mais favoráveis ao invés de exibir gratuitamente seu rubor no mundo lá fora.

Amor dá trabalho sim. Não é uma obrigação, mas no que diz respeito ao comprometimento deveria ser encarado como tal. Da mesma forma que precisamos estudar, liderar a reunião no escritório, ir à academia, almoçar, comparecer ao médico, precisamos também separar um minuto todos os dias para exercer na prática o conceito de parceria. Pedir literalmente uma pausa do giro do universo para regar a plantinha garantindo a sua sobrevivência saudável. Colocar terra no vaso e esquecer-se de mimar o botão de flor é garantia certeira de um inverno rigoroso e não de primavera.

Deveria ser natural, mas para os mais acomodados tudo é questão de hábito. Anota na agenda se preciso for: amar. Vale encarar o trânsito caótico no horário do lanche só para entregar um chocolate, escapar mais cedo da rotina para preparar um jantar a luz de velas, fugir inesperadamente em um fim de semana qualquer para uma viagem romântica, ou que seja atrasar o primeiro compromisso da manhã só para curtir mais dois minutinhos na cama com a pessoa que você escolheu para ser feliz ao lado.

Alimentar o amor não é caro, tedioso, tampouco exige “impossibilidades” da gente. Acontece que como toda refeição deve ser diária, de preferência várias vezes ao dia, senão as chances aumentam e muito do sentimento morrer por inanição. Se você torceu o nariz e se questionou se vale a pena tanto esforço, aceite, seu relacionamento não representa tanto para você assim. Quando a gente gosta a barreira do cuidado não é intransponível, pelo contrário, ela é totalmente ajustável. Agora, se nem por um segundo você cogitou o caminho oposto, regador e sorrisos em mãos.

Enquanto você arduamente procura abrir um espaço na agenda, alguém já foi lá e fez. O Ministério das Relações Amorosas adverte: tentar viver espontaneamente de vez em quando traz grandes benefícios à saúde. O principal deles é o amor. Fácil, gostoso e recíproco exatamente como tem que ser.

danielle


" Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "