• 9 conselhos que eu queria que tivessem  me dado quando era mais novo
  • 9 conselhos que eu queria que tivessem


    me dado quando era mais novo


    Quando a gente passa por uma fase de maturidade que acaba resultando em responsabilidades e outras consequências da vida adulta, percebemos que algumas coisas poderiam ter sido ditas pras nossas versões mais novas. Nada de saudosimo ou medo de encarar o futuro, mas um punhado de conselhos poderia ter ajudado em algumas situações. Eis que listei alguns dos conselhos e frases que eu gostaria de ter ouvido quando mais novo – mesmo sabendo que tem muita coisa nessa vida que a gente só aprende depois de viver.

    1. Você vai quebrar a cara e não vai ser a primeira vez

    Minha vida afetiva aos 15 era intensa demais pra alguém com a minha idade. Sofria demais, chorava demais, achava tudo demais e que as coisas aconteceriam uma única vez comigo. Se eu soubesse que quebraria a cara outras vezes, amaria outras tantas, talvez tivesse livrado algumas pessoas de um peso que não pertencia a elas, e também teria me martirizado menos em situações que fugiam ao meu controle.

    2. Aproveite agora pra estudar outros idiomas

    Quando era adolescente, fiz inglês e espanhol. Terminei o inglês e disse que terminaria o espanhol depois. Quase 8 anos depois e ainda não retomei o espanhol porque é praticamente impossível você conciliar mais uma atribuição na sua vida nos dias de hoje quando se tem que cuidar de casa, trabalhar, fazer cursos, projetos e outras coisas.

    3. Aprenda a fazer comida o quanto antes

    Você vai me entender quando for morar sozinho de supetão e não souber fazer um arroz que não fique sem gosto. Aproveite o tempo livre e aprenda a cozinhar. Mais do que um hobby, cozinhar é necessário para a sua sobrevivência nos próximos anos da sua vida. Ter esse item marcado na cartilha te fará ter mais chances de sobreviver a um apocalipse zumbi e à fome no meio da semana.

    4. Exercite-se

    Não tô falando pra você pensar em ser blogueiro fitness aos 14 anos de idade. Jamais. Mas queria que tivessem me incentivado a praticar algum esporte, fazer yoga, pilates, correr, pedalar, qualquer coisa dessas. Quando a gente cria o hábito de se exercitar, fica mais fácil gostar de mexer o corpo e isso ajuda muito no dia a dia. Lembro exatamente como é pular com as pernas fortalecidas e pular depois de 2 anos de sedentarismo. Seus ossos sentem, seus músculos sentem e você sente quando tiver caindo de cara no chão depois do pulo.

    5. Glúten e açúcar só fazem bem no momento em que atingem seu paladar

    Eu amo doces. Amo mesmo. Sou capaz de trocar todas as minhas refeições do dia por chocolate. A parte ótima disso é que eu serei o cara mais feliz do mundo no momento exato em que todo aquele açúcar atingir meu paladar. A parte horrível disso é que isso vai se refletor na minha saúde de um jeito que eu nunca achei que se refletiria. Enquanto você cresce, os reflexos de má alimentação são cada vez mais rápidos e mais evidentes no seu dia a dia. Aquela ideia de ter paladar infantil pro resto da vida é muito errada, viu?

    6. Curta mais seu tempo livre

    Tempo livre é assim nos dias de hoje: ou você se culpa o tempo todo por ter algum tempo livre e não estar produzindo ou você não tem. Você tem que escolher ir ao cinema duas vezes no mês ou ir ao teatro, até porque essas coisas têm custo e você não paga mais meia entrada. Queria que tivessem me falado pra aproveitar mais os programas culturais gratuitos ou aqueles em que eu pagaria meia entrada. Fazer mais coisas legais. Descobrir mais o mundo no meu tempo livre.

    7. Abrace mais seus parentes vivos

    Perdi muita gente no meio do caminho que achei que não perderia. Tios, primos, entes queridos, amigos amados. Quando a gente é mais novo, talvez seja mais difícil dar valor a esses laços. Mas se tem uma coisa que eu me arrependo é de não ter apertado, abraçado, passado mais tempo com cada uma das pessoas que se foi.

    8. Distância é um conceito relativo

    Quando eu era mais novo, era preguiçoso pra caramba. Ir na padaria era longe. Ir de bicicleta significa que o lugar ficava no Reino de Tão Tão Distante. Daí a gente cresce e percebe que aquilo tudo era “logo ali” e que cidades vizinhas podem ser perto, se a pessoa que tiver esperando a gente do outro lado valer a pena. Distância evolui de tamanho dependendo do afeto envolvida nela.

    9. Crie o hábito de viajar sem sair do lugar

    Leitura é um hábito que depende muito do livro com o qual você começa. Alguns amigos me incentivaram muito a ler quando mais novo e posso dizer que Harry Potter foi um divisor de águas. Ler é uma forma de conhecer o mundo sem sair de casa, é uma forma de criar novos mundos da nossa cabeça. Queria ter podido criar esse hábito ainda mais novo.

    daniel


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "