• Sobre casais que vivem bem sem sexo
  • Sobre casais que vivem bem sem sexo


    “Fred, ouço minhas amigas dizerem que o marido/namorado delas procuram elas todos os dias, em casa não é assim e honestamente eu não acho ruim. Será que nós somos um casal ruim porque transamos menos?”. Já ouvi essa pergunta um cem número de vezes de mulheres preocupadas com a frequência sexual comparada com as lendas urbanas contadas pelas amigas que querem pregar aos quatro ventos que transam muito.

    Deixe-me esclarecer dois pontos.

    1) Será que a alta frequência sexual é sinal de satisfação sexual?

    2) Será que a frequência sexual é o único parâmetro para avaliar a qualidade de uma relação?

    Sobre o primeiro ponto, não, um casal que transa muito não significa que está satisfeito, principalmente se o sexo é iniciado por um parceiro preguiçoso que quer sexo, mas não sabe criar o contexto certo seja para uma transa rápida ou algo mais elaborado. Não é todo dia que precisa rolar um vinho e uma conversa, mas até para sexo rápido é preciso criatividade e empenho. Transar com muita frequência só quer dizer que houve penetração com assiduidade, mas se rolou sexo gostoso todo dia são outros quinhentos.

    Sobre o segundo ponto, nossa cultura latino-brasileira parece se vangloriar de que é super liberal e “trepadeira”, mas o que as pessoas falam em pesquisas de rua é diferente da realidade. Não se faz tanto sexo quanto se prega e o sexo está longe de ser o único critério para avaliar a qualidade de uma relação. Se um casal tem um perfil menos libidinoso e se satisfaz de múltiplas formas na vida (trabalho, hobbie, encontros sociais, vida saudável) o sexo é um dos pontos diluído nessa convergência de alegria, mas não o único. Há homens e mulheres com ritmos sexuais mais tranquilos, que eventualmente resolvem pequenas tensões com masturbações ocasionais e reservam uma transa do tipo “barba, cabelo e bigode” para situações especiais. É um jeito de ser, nada patológico ou preocupante.

    Isso quer dizer que se um casal se realiza fora da cama, interage com gosto, tem uma vida satisfatória e ritmos sexuais menos intensos, não há problema nenhum se existe um descompasso com a lenda urbana latina que retrata a cama dos brasileiros como uma coisa multi-orgástica.

    Então, eu diria para essa pessoa que se sente um pouco diminuída sobre o que as amigas dizem: “fique tranquila, se vocês transam quando realmente dá vontade e a vida de casal é uma delícia, viva seu amor em paz, seu relacionamento não está preso no que acontece entre os lençóis.”

    ***

    Frederico Mattos  autografará na noite de 14 de outubro (Livraria da Vila do Shopping Higienópolis) o livro “Relacionamento para Leigos” (da série For Dummies) pela Editora Altabooks com 432 páginas com tudo o que você gostaria de saber sobre relacionamentos amorosos e tinha vergonha de perguntar. O livro trata de temas básicos e profundos como combinações de personalidade, fases do relacionamento (da paquera, passando pelo casamento, uma separação ou viuvez), sexo, dinheiro, conflitos de casais, que habilidades você precisa ter para se realizar na vida amorosa e como resolver os principais dilemas da vida à dois. Em linguagem leve, direta e provocadora com certeza encontrará no livro muitos elementos para aprimorar seus relacionamentos em geral. Para ter o seu livro, clique aqui: http://bit.ly/1uEhtPQ

    fred


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "