• Ele É Mais Vaidoso do Que Eu.  E Agora?
  • Ele É Mais Vaidoso do Que Eu.


    E Agora?


    Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande emailparaoisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.

    Casal,

    Estou saindo com um cara super gente boa há 4 meses. Acontece que ele é totalmente narcisista e vaidoso. Se arruma mais do que eu, usa milhares de cremes, se olha no espelho toda hora, inclusive no sexo. Esse exagero acaba me incomodando. Isso é normal?

    Leitora Anônima

    Querida leitora anônima,

    A era da igualdade dos sexos não trouxe novos direitos somente para as mulheres. Os homens também conquistaram o direito de poder se arrumar e cultivar a vaidade o quanto eles quiserem.

    Agora, isso é uma questão total de gosto. Há mulheres que têm um fetiche absurdo por caras metrossexuais, que adoram essa história de compartilhar cremes, de ir junto na depiladora, de pegar xampu emprestado. Outras acham esse exagero de vaidade um tanto quanto broxante.

    Na nossa humilde opinião, toda e qualquer coisa que se chame VAIDADE precisa ser encarada com cautela. A definição da palavra explica:

    vaidade: f. (Do lat. vanitas)
    Qualidade do que é vão, instável ou sem duração. Qualidade do que não tem firmeza ou solidez. Desejo exagerado ou injustificado de atrair a admiração ou as homenagens dos outros. Ostentação; presunção. Futilidade.

    Ou seja, se temos consciência de que algo é apenas uma ilusão nas nossas vidas, precisamos tomar cuidado com o tempo que dispensamos nisso. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Ninguém está falando que devemos parar de escovar os dentes, lavar o cabelo ou limpar os cantos da unha o pé, mas alguns excessos acabam servindo mais pra alimentar o nosso ego do que pra qualquer outra coisa. Discutimos sobre esse tema um tempo atrás em um artigo, vale relembrar um trecho:

    “Assim como eu e você, todo mundo está tentando controlar, manipular, dominar, conquistar – por meio do dinheiro, do conhecimento, do poder, da política, da religião. Todo mundo está querendo mostrar pro resto do mundo que “eu sou o centro do mundo”. O ego, aquela casca protetora, era importante no início da vida porque a criança é indefesa, vulnerável, precisa mesmo de atenção e cuidado. Mas há que se ter muita cautela para não deixar que a casca do ego se cristalize. Quando fortalecido, o ego tomará decisões por você. Você vai passar sua vida inteira tentando, em vão, fazer com que as pessoas se rendam a você. Vai passar a vida inteira numa disputa, numa guerra. Você, por exemplo, não será capaz de amar ninguém de verdade porque, para amar de verdade, é preciso se render. O amor nos deixa mais humildes porque nos obriga a servir, em vez de sermos servidos. E talvez ele – junto com a consciência – seja um dos antídotos mais eficientes contra o ego que quer nos engolir a cada segundo.”

    Isso significa que se o sujeito é extremamente preocupado com as aparências como você nos contou, esse fato nos dá algumas dicas de outros aspectos da personalidade dele que podem influenciar no relacionamento. Pessoas egocêntricas demais não costumam ter talento para boas parcerias. Por isso, observe melhor outras características dele e perceba o quanto disso te incomoda de verdade.

    Pra terminar, deixamos um trecho de uma sátira que escrevemos sobre os homens metrossexuais um tempo atrás. Vale lembrar que o intuito do texto é ser divertido, fazer uma análise dessa mudança dos novos tempos no comportamento de alguns homens. Mas, frisamos: acima de tudo, somos a favor da felicidade e do direito de escolha. Achamos que cada um deve viver como se sente feliz. E se isso significar passar horas em frente ao espelho tirando sobrancelha, que seja.

    “Talvez tão broxante quanto se deparar com a materialização do Cascão em forma de homem, é constatar que o sujeito tem mais potes de creme do banheiro do que a gente. É notar que ele superou nossa demora pra se arrumar ao sair de casa. É ter a consciência de que ele visita a depiladora com mais frequência do que nós. É constatar que ele tem sobrancelha mais fina do que gostaríamos de ter. É vê-lo abrir o guarda-roupas abarrotado e dizer: Não tenho roupas pra sair. 

    Não nos levem a mal. Amamos vocês cheirosinhos. Com cabelo lavado sem sebo. Com a cueca branquinha sem freiada. Com cheiro bom no cangote. Com as unhas do pé e da mão aparadas. Mas, por favor, não exageremos, homens modernos.

    Não sigam o mesmo caminho do Narciso, filho do Deus Cefiso e da Ninfa Liríope que nasceu lindo, porém com uma maldição – não poderia jamais observar seu reflexo. Até que um dia, num momento de fraqueza, viu a si mesmo em um lago. A paixão pela sua própria perfeição foi tão arrebatadora que ele pulou de cabeça na água. Morreu afogado, nadando em busca de si mesmo.

    Não caia na armadilha de achar que a beleza é seu maior dote. Não, não é. Não é apenas um rosto e um corpo bonito que fazem os pelos da nossa nuca se arrepiarem todos. Não alimente seu ego com as migalhas da vaidade. Não se livre das características masculinas e amadas que descompassam nosso coração diariamente.” (continue lendo aqui)

    Agora cabe a você decidir se vale a pena!

    Boa sorte!


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "