• Mulheres São Mais Maduras Que  os Homens – Você Também Acreditava Nisso?
  • Mulheres São Mais Maduras Que


    os Homens – Você Também Acreditava Nisso?


    Mulheres amadurecem mais rápido – essa afirmação parece ter ganho um status de verdade absoluta que faz com que o universo feminino se vanglorie de certo prestígio quando se fala em lidar com emoções. No entanto, não é preciso procurar muito para encontrarmos mulheres sofrendo desnecessariamente e por isso esse conceito merece uma revisão.

    De fato, mulheres  são educadas desde cedo a serem mais interiorizadas e os homens mais exteriorizados. Por exemplo, quem nunca viu a cena de uma menina ser reprimida com um grito de “fecha essa perna e esconde isso aí”, enquanto o menino que expõe seu projeto de instrumento ganha risos simpáticos da família seguido de um “que bonitinho, ele adora colocar o pipi pra fora!”.

    Acontece também em diversos outros casos. Quando um conflito aparece na vida delas, as meninas são ensinadas a esperar, calar, relevar e dialogar, enquanto que os meninos são instigados a brigar, criar caso, não levar desaforo para casa. Meninas desde cedo são treinadas pra terem uma higiene exemplar, além de serem logo apresentadas para seu companheiro de vida – o ginecologista. Os homens, só descobrem que tem um corpo ou pensam nele (cuidando da saúde e não estética), quando broxam ou estão com câncer de próstata aos 45 anos, depois de se recusarem por anos a fio a permitir que alguém lhes tocassem a porta dos fundos. Em materia de sexo, os pais inibem as meninas a terem fins-de-semana livres com o namorado numa viagem de praia ou voltar de madrugada para casa (como se as pessoas não transassem de tarde no quarto de casa durante a semana). Os meninos são incentivados a conhecer o mundo sem limites e cair na gandaia.

    Mulheres mais reflexivas, homens mais realizadores, é o que somos levados a pensar.

    O fato de que homens são incentivados desde cedo a ter ambições financeiras ou serem bons nos esportes não os torna exímios administradores ou esportistas olímpicos. Portanto, o fato de mulheres estarem mais em contato com seus sentimentos desde cedo não as tornam gênios na arte de lidar com as emoções. Elas lidam mais com as emoções, isso é fato, mas não quer dizer que lidem melhor com emoções, assim como os homens não lidam melhor com matemática. Inteligência emocional ou maturidade psicológica não é privilégio de nenhum dos gêneros, mas sim das pessoas que buscam desenvolver uma certa sabedoria de vida.

    Pra exemplificar, eis alguns traços (entre tantos) indicam que uma pessoa é emocionalmente madura:

    1. Se sentir saciado com aquilo que experimenta.

    2. Reconhecimento dos limites e possibilidades da vida.

    3. Equilíbrio entre espírito colaborativo e competitivo.

    4. Atitude positiva, sem reclamação, queixa ou passividade.

    5. Lidar com sentimentos negativos como se não fosse um problema em si, mas apenas como sentimentos que podem ser experimentados e ressignificados.

    6. Saber ter medo, ansiedade, raiva, culpa e desilusões sem se fechar em uma casca de mil tentativas para tentar evitar qualquer dor.

    7. Abertura para o novo.

    8. Flexibilidade diante dos impasses.

    9. Questionamento constante (mas não obsessivo) da vida.

    10. Capacidade de aprendizado contínuo com as experiências que viveu.

    11. Inteligência, ou capacidade de articular soluções viáveis de forma criativa e prática.

    12. Capacidade de cativar e inspirar respeito nas pessoas.

    13. Capacidade de envolvimento e entrega amorosa.

    14. Generosidade para dar e receber sem exceder os limites pessoais e dos outros.

    15. Reconhecer o outro como outro ser humano sem estigmatiza-lo em clichês mentais.

    16. Administra suas carências e necessidades sem exigir que os outros as atendam.

    17. Pró-atividade

    18. Ponderar o melhor momento para agir ou aguardar.

    19. Saber relevar ou se desapegar daquilo que está além do seu alcance.

    20. Comprometimento com ações e não fantasias sobre a vida.

    21. Estabilidade nas reações internas.

    22. Prioriza a experiência para além do resultado.

    23. Segurança na forma de agir, falar e se relacionar como fruto de uma tranquilidade pessoal.

    24. Presença de espírito, fazer o que deve ser feito.

    25. Cuidado consigo mesmo incluindo saúde física, emocional, espiritual, social e financeira.

    Quando você lê essa lista de qualidades de maturidade emocional consegue perceber isso com mais frequência em mulheres do que em homens?

    O que eu tenho notado é que ambos estão perdidos em certo egocentrismo e têm muito o que caminhar independente do gênero. As maneiras que uma mulher pode se mostrar infantil só são mais encobertas do que os homens, nem mais ou menos nocivas ou intensas, apenas diferentes. Ignorando esse fato, muitas mulheres acabam fazendo grandes besteiras nos relacionamentos porque se acham emocionalmente superiores. O fato de uma mulher querer discutir uma relação não a torna superior ao homem. Se a qualidade do questionamento dela for infantil, no meu entendimento, dá no mesmo falar ou ficar em silêncio.

    Eu mesmo já me relacionei com mulheres que se achavam mais maduras emocionalmente até eu identificar uma meia dúzia de contradição naquilo que diziam, o que as fazia perceber que elas estavam no mesmo pé de igualdade. Os homens não são muito bons em lidar com emoções, com as mulheres isso não é diferente. Tem alguma dúvida? Faça uma análise da lista acima e veja quanto dos 25 itens você domina com maestria.


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "